23 de outubro de 2014

Ainda estamos em outubro, e a cor ainda é rosa!

Pois é, o mês de outubro parece estar se arrastando, mas sabe que acho isso uma coisa boa? Outubro é o mês conhecido como Rosa em nosso país, mês esse em que o grande assunto é o câncer de mama, exames e bem estar feminino. E você? Sabe o que é câncer de mama?

A pergunta parece boba, mas milhares de mulheres não sabem como, onde e quando procurar tratamento. Muitas não ligam muito para a saúde, outras não gostam nem de tocar no assunto, já algumas não param de falar nisso... Meu pensamento: Informação nunca é demais, e apoio também não


Então vamos lá: Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado das células que se multiplicam e ficam incontroláveis (e loucas!), podendo adquirir formações de tumores malignos (o câncer). O câncer de mama afeta as glândulas, que são formadas pro lobos, que vivem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. E sim, todas essas glândulas, lóbulos e todo esse "universo" vive aí dentro do seu sutiã! Você, que conhece seu corpo melhor que ninguém, pode detectar alguns sintomas que podem surgir e são comuns no caso do câncer de mama. Bora conhecer? 





Esse é o tumor maligno mais comum entre as mulheres, e consequentemente é o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Além disso, o câncer de mama é o segundo mais frequente do mundo, e só tem esses números elevados porque na maioria das vezes é detectado já em estágio avançado. Se você, ai do outro lado da telinha estiver com algum desses sintomas, te indico procurar um médico e agendar a mamografia, que é o único exame que detecta o tumor antes dele poder ser sentido pelo auto exame, antes mesmo te ter 1cm!

Toda mulher tem direito a mamografia, isso nos é garantido por lei (a Lei 11.664), e deve ser feita uma vez por ano (conhecida aqui como o Dia Rosa). Então se você ainda não fez consulte seu médico e agende pra já seu Dia Rosa, afinal de contas, se cuidar está na moda!

Beijo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário